EB1 Igreja de Paços de Brandão

O nosso meio

O Agrupamento de Escolas de Paços de Brandão insere-se no Concelho de Santa Maria da Feira.

O Concelho de Santa Maria da Feira apresenta-se repartido, administrativamente, em 31 freguesias. Este concelho é município do distrito de Aveiro.

De acordo com os dados disponíveis (resultados preliminares dos censos 2001) a população total do concelho é de 135 034 habitantes.

A Escola sede do Agrupamento localiza-se na freguesia de Paços de Brandão.

A história de Paços de Brandão remonta a 1095, data em que foi doada pelo conde D. Henrique ao cavaleiro normando, Fernand Blandon, como recompensa pelos serviços prestados na reconquista de território ao Islão. Esta pequena aldeia era denominada, na altura, Villa Palatiolo (Paço).

A população na generalidade pertence a um nível económico – cultural médio. É bastante industrial e comercial, sendo os seus habitantes funcionários de serviços, comerciantes e industriais.

Existem fábricas de transformação de cortiça, papel, metalomecânica e abrasivos.

Na área de prestação de serviços existem três agências, uma repartição de finanças e gabinetes de contabilidade e informática.

Culturalmente a freguesia está bem servida: 3 estabelecimentos do pré-escolar, 3 Escolas do 1º Ciclo (E.B.1), 1 E.B.2/3, 1 Escola Profissional, 1 Instituto de Ensino Superior, 1 Academia de Música, 1 organismo Cultural (C.I.R.R.A.C.) com escola de Pintura, Coro, Grupo de Música Popular, Teatro, Jornal Semanário, 1 Grupo Folclórico “Como elas cantam e dançam em Paços de Brandão”, Clube desportivo, GRIB, Museu de Papel, Serviços de A.T.L. e Centros de Explicações.

Anúncios

Nuvem de etiquetas

%d bloggers like this: